quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mariana Benedicta de Jesus - 1897 - 1968 - Esposa Giuseppe (José) Michetti




Nome Correto: Marianna Benedicta de Jesus Sá.
Mariana  nasceu em Caconde em 1897 filha de José Rufino de Sá e Marciana Cândida dos Santos, a origem da família Sá é de escravos aforados, o avô de Mariana foi escravo, já seu pai, José Rufino, nasceu possivelmente no período da Lei do Ventre Livre, sua mãe Marciana era mineira da região de Guaxupé.
Com apenas 17 anos de Idade no dia 24 de Maio de 1913 contraiu matrimônio com o jovem colono italiano Giuseppe (José) Michetti, na cidade de Caconde – SP, do casamento nasceram os filhos Maria (1914), Francisco (1915), Gerssomina (1919), Santa (1922), João (1925), Luzia (1928) e Ângela (1932).
Mariana era uma pessoa de personalidade extremamente forte, muito correta, foi uma mãe que educou seus filhos de maneira muito rígida.
Sempre acompanhou o marido nos diversos lugares que moraram, e sempre colaborou com o marido trabalhando em lavouras de café no inicio do casamento.
Faleceu com 71 anos de idade no dia 27 de Abril de 1968 na cidade de Casa Branca sendo sepultada no Cemitério Municipal

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Santa Michetti – 1922-1985 - 4º Filha de Giuseppe (José) e Mariana Michetti



 

Santa Michetti nasceu no dia 19 de Julho de 1922 na cidade de Caconde – SP era a 4ª filha do casal Giuseppe (José) e Mariana Michetti.

Santa desde criança foi uma pessoa marcada pela espontaneidade e alegria, relatos de seus irmãos demonstram uma pessoa extremamente amável e carinhosa, nasceu em um momento muito delicado da família, quando seu pai passava por problemas de saúde, um relato que me lembro e ouvi do meu saudoso avô Francisco, que quando Tia Santa nasceu toda família teve que ir trabalhar para o sustento da casa, suas irmãs na época Gerssomina (Lucca) com 03 anos e a recém nascida, Santa, ficava no chão a sombra dos cafezais enquanto seus pais e ele (Francisco) com 07 anos e sua irmã Maria com 08 anos, colhiam o café para o sustento da família.

Mas com toda dificuldade a pequena “Santinha” foi crescendo e tornou-se uma jovem batalhadora. Ainda na sua juventude Santa Michetti, foi trabalhar em casas de famílias na cidade de Campinas – SP.

Não contraiu matrimonio, mas deu a luz a uma pessoa maravilhosa que é sua filha Maria Inês Michetti da Conceição, pessoa especial para toda família.

Santa foi uma pessoa muito especial, teve uma vida muito sofrida, mas podemos perceber olhando sua historia de vida, que Deus se manifesta de diversas formas na vida das pessoas e independente da distancia proporciona surpresas que marcam nossas vidas e histórias

Santa Michetti, faleceu com 63 anos no dia 27 de Julho de 1985, em Campinas onde foi sepultada no Cemitério da Imaculada Conceição. 

Hoje sua filha Maria Inês mora em Campinas – SP é casada com Mauro Alcides Zuppi da Conceição e teve 04 filhos, Maurinho, Melissa (in Memoria), Márcia e Maria Lina.

Gerssomina Michetti - 1919-2000 - 3º Filha de Giuseppe (José) e Mariana Michetti



 

Nome Correto: Gerssomina Michetti.

Nasceu na Fazenda Santa Cruz no município de Caconde – SP no dia 25 de Fevereiro de 1919 era a 3ª Filha de Giuseppe (José) Michetti e Mariana Benedita de Jesus. Ainda pequena adquiriu o apelido carinhoso de “Lucca”, em homenagem a terra natal do seu pai Província de Lucca na Itália, muitos também pela derivação do apelido a chamavam de “Nuca” . Na infância foi uma criança sempre muito quieta e ajudou desde pequena a família trabalhando nos serviços de casa e nas lavouras de café.

Em 04 de Novembro de 1939, a jovem Gerssomina com apenas 20 anos contraiu matrimonio com o jovem Benedito André Pinto, (carinhosamente conhecido como Dito André). O casal teve 12 filhos, mas a primogênita Maria Conceição André faleceu aos 02 anos de idade, dos 12 filhos, 11 estão vivos, sendo 5 homens: José Carlos, João Carlos, Antonio Carlos, Paulo e Sergio, e são 6 mulheres: Cleide, Laura, Margarida,Vera, Geni e Aparecida.

 O esposo sempre trabalhou como lavrador, criou todos os filhos nos braços da enxada, segundo relatos de seus familiares, enxada essa afiada e estimada como um troféu, algo jamais visto, tal relacionamento igual.

Trabalharam por muitos anos em fazendas na região de Tapiratiba, Mococa e por fim em Casa Branca – SP.

O tempo passou e sempre ensinaram aos seus filhos o caminho do Bem, criando a todos como cidadãos trabalhadores.

Formaram um grande família com muitos filhos, netos, bisnetos e hoje tataranetos.
Mas, como tudo passa, chegou a hora das despedidas e no dia 30 de julho de 1997 faleceu seu esposo Benedito André Pinto e não tão muito tempo depois no dia 15 de junho de 2000 aos 81 anos faleceu Gerssomina Michetti.