quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mariana Benedicta de Jesus - 1897 - 1968 - Esposa Giuseppe (José) Michetti




Nome Correto: Marianna Benedicta de Jesus Sá.
Mariana  nasceu em Caconde em 1897 filha de José Rufino de Sá e Marciana Cândida dos Santos, a origem da família Sá é de escravos aforados, o avô de Mariana foi escravo, já seu pai, José Rufino, nasceu possivelmente no período da Lei do Ventre Livre, sua mãe Marciana era mineira da região de Guaxupé.
Com apenas 17 anos de Idade no dia 24 de Maio de 1913 contraiu matrimônio com o jovem colono italiano Giuseppe (José) Michetti, na cidade de Caconde – SP, do casamento nasceram os filhos Maria (1914), Francisco (1915), Gerssomina (1919), Santa (1922), João (1925), Luzia (1928) e Ângela (1932).
Mariana era uma pessoa de personalidade extremamente forte, muito correta, foi uma mãe que educou seus filhos de maneira muito rígida.
Sempre acompanhou o marido nos diversos lugares que moraram, e sempre colaborou com o marido trabalhando em lavouras de café no inicio do casamento.
Faleceu com 71 anos de idade no dia 27 de Abril de 1968 na cidade de Casa Branca sendo sepultada no Cemitério Municipal

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Santa Michetti – 1922-1985 - 4º Filha de Giuseppe (José) e Mariana Michetti



 

Santa Michetti nasceu no dia 19 de Julho de 1922 na cidade de Caconde – SP era a 4ª filha do casal Giuseppe (José) e Mariana Michetti.

Santa desde criança foi uma pessoa marcada pela espontaneidade e alegria, relatos de seus irmãos demonstram uma pessoa extremamente amável e carinhosa, nasceu em um momento muito delicado da família, quando seu pai passava por problemas de saúde, um relato que me lembro e ouvi do meu saudoso avô Francisco, que quando Tia Santa nasceu toda família teve que ir trabalhar para o sustento da casa, suas irmãs na época Gerssomina (Lucca) com 03 anos e a recém nascida, Santa, ficava no chão a sombra dos cafezais enquanto seus pais e ele (Francisco) com 07 anos e sua irmã Maria com 08 anos, colhiam o café para o sustento da família.

Mas com toda dificuldade a pequena “Santinha” foi crescendo e tornou-se uma jovem batalhadora. Ainda na sua juventude Santa Michetti, foi trabalhar em casas de famílias na cidade de Campinas – SP.

Não contraiu matrimonio, mas deu a luz a uma pessoa maravilhosa que é sua filha Maria Inês Michetti da Conceição, pessoa especial para toda família.

Santa foi uma pessoa muito especial, teve uma vida muito sofrida, mas podemos perceber olhando sua historia de vida, que Deus se manifesta de diversas formas na vida das pessoas e independente da distancia proporciona surpresas que marcam nossas vidas e histórias

Santa Michetti, faleceu com 63 anos no dia 27 de Julho de 1985, em Campinas onde foi sepultada no Cemitério da Imaculada Conceição. 

Hoje sua filha Maria Inês mora em Campinas – SP é casada com Mauro Alcides Zuppi da Conceição e teve 04 filhos, Maurinho, Melissa (in Memoria), Márcia e Maria Lina.

Gerssomina Michetti - 1919-2000 - 3º Filha de Giuseppe (José) e Mariana Michetti



 

Nome Correto: Gerssomina Michetti.

Nasceu na Fazenda Santa Cruz no município de Caconde – SP no dia 25 de Fevereiro de 1919 era a 3ª Filha de Giuseppe (José) Michetti e Mariana Benedita de Jesus. Ainda pequena adquiriu o apelido carinhoso de “Lucca”, em homenagem a terra natal do seu pai Província de Lucca na Itália, muitos também pela derivação do apelido a chamavam de “Nuca” . Na infância foi uma criança sempre muito quieta e ajudou desde pequena a família trabalhando nos serviços de casa e nas lavouras de café.

Em 04 de Novembro de 1939, a jovem Gerssomina com apenas 20 anos contraiu matrimonio com o jovem Benedito André Pinto, (carinhosamente conhecido como Dito André). O casal teve 12 filhos, mas a primogênita Maria Conceição André faleceu aos 02 anos de idade, dos 12 filhos, 11 estão vivos, sendo 5 homens: José Carlos, João Carlos, Antonio Carlos, Paulo e Sergio, e são 6 mulheres: Cleide, Laura, Margarida,Vera, Geni e Aparecida.

 O esposo sempre trabalhou como lavrador, criou todos os filhos nos braços da enxada, segundo relatos de seus familiares, enxada essa afiada e estimada como um troféu, algo jamais visto, tal relacionamento igual.

Trabalharam por muitos anos em fazendas na região de Tapiratiba, Mococa e por fim em Casa Branca – SP.

O tempo passou e sempre ensinaram aos seus filhos o caminho do Bem, criando a todos como cidadãos trabalhadores.

Formaram um grande família com muitos filhos, netos, bisnetos e hoje tataranetos.
Mas, como tudo passa, chegou a hora das despedidas e no dia 30 de julho de 1997 faleceu seu esposo Benedito André Pinto e não tão muito tempo depois no dia 15 de junho de 2000 aos 81 anos faleceu Gerssomina Michetti.


terça-feira, 8 de abril de 2014

João Michetti - 1925-2006 - 5º Filho de Giuseppe (José) e Mariana Michetti



João Michetti – 5º filho do casal Giuseppe (José) e Mariana Michetti, nasceu na Fazenda Santa Cruz no município de Caconde – SP  no dia 29 de Novembro de 1925 e faleceu na cidade de Casa Branca em 15 de Janeiro de 2006, por problemas pulmonares.
João Michetti, não se casou, mas, conta-se uma história que ele chegou ter um filho homem com uma moça, mas que nunca conseguiu  descobrir o paradeiro deste filho, depois de muitos anos houve rumores que o filho morava na cidade de Aguai- SP.
Pelo fato de não se casar viveu sempre com o Pai Giuseppe (José) e a mãe Mariana,  foi primeiramente lavrador rural, trabalhando nas lavoras de Café, Milho e Cana, por isso viveu sua juventude Caconde principalmente na Fazenda Santa Cruz, em Tapiratiba, nas Fazendas da Usina Itaiquara, Fazenda Fortalezinha, Fazenda das Areias, Fazenda Soledade, dentre outras.
Grande parte da familiar sempre trabalhou na antiga COMPANHIA  MOGIANA DE TREM, e João não fugiu a regra, foi por muitos anos funcionário da MOGIANA, e devido a isso sempre morou nas casas e municípios que passavam a ferrovia, morou em Mococa, Casa Branca, Lagoa Branca(Distrito de Casa Branca) dentre  outras, até se aposentar, no final de sua vida, morava no Centro de Convivência do Idoso de Casa Branca.
João Michetti homem de atitudes simples, sempre muito querido pelos irmãos e sobrinhos, de fala grossa e calma, andar lento e pausado pelo desgaste do tempo e do trabalho, sempre tinha um bom causo para nos contar principalmente dos velhos tempos da Mogiana, era amante de um bom jogo de baralho(me recordo de ir visitá-lo mas antes de chegar o asilo a gente passava por perto da Praça da Matriz de Casa Branca ou em um Quitanda que tinha nas proximidades porque eles sempre esta por ali cercado dos amigos e fieis parceiros de carteado), alem de um bom pé de valsa, adora uma boa festa.
Realmente é um prazer em falar deste único irmão homem do meu avô (Francisco), Tio João era uma pessoa muito boa, que toda família guarda com saudosa lembrança.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Angela Michetti - 1932 - 7ª Filha de Giuseppe (José) e Mariana Michetti



Angela Michetti, carinhosamente chamada de Angelina é a sétima filha de Giuseppe (José) e Mariana Michetti, nasceu em 15/01/1932 na Fazenda Fortalezinha, no município de Tapiratiba/SP, mas, por erro de  cartório, foi registrada como nascida aos 28/01/1932, é a filha caçula do casal Giuseppe (Jo) e Mariana Michetti. 
Cresceu na Fazenda Fortalezinha, e com apenas 15 anos de idade, conheceu Deusdolar Ferreira Gomes, com quem namorou durante 02 anos. Casou-se aos 17 anos, passando a se chamar Angela Michetti Ferreira Gomes.  
A celebração do casamento foi realizada no cartório e na Igreja de São José do Rio Pardo/SP no dia 17/09/1949, após o casamento permaneceu morando na Fazenda Fortalezinha por mais dois anos, onde nasceu a 1ª filha do casal no dia 03/07/1950, batizada Maria Aparecida Gomes.  

Para acompanhar o marido ferroviário, mudou-se para Mato Seco em Mogi Guaçu/SP, onde nasceu em 1951 sua 2ª filha: Lucia Helena Gomes (in memoriam), que infelizmente faleceu com quatro meses de vida, vítima de uma forte pneumonia. Em função de nova transferência do esposo, mudou-se para Vila Costina (Casa Branca/SP). Lá nasceram mais dois filhos: a 3ª filha, Elza Maria Gomes, nascida em 08/03/1953; e seu 4º filho, João Batista Ferreira Gomes, nascido em 20/06/1954.

O marido novamente é transferido e a família muda-se para Campinas/SP, onde Angela viveu durante aproximadamente 4 anos e nasceu sua  5ª filha: Creusa Maria Gomes, em 10/06/1958. Por volta de 1960, precisou desocupar a casa onde morava de aluguel por solicitação dos proprietários (eles iriam presentear o filho com a casa). Desde então passou a morar com o marido e seus filhos (e, posteriormente, genros, noras, netos e bisnetos) em Jaguariúna/SP, onde vive até hoje em um bairro simples, mas bastante seguro e familiar. Em 03/10/1963 nasceu Silvia Maria Gomes, 6ª filha do casal e, quatro anos mais tarde, em 11/09/1967, nasceu seu 7º filho, o caçula, Carlos Alberto Gomes. 
Infelizmente, há três anos, em 24/04/2011, um domingo de Páscoa, perdeu o amor de sua vida: falecia seu esposo, Deusdolar Ferreira Gomes , com quem viveu casada por 61 anos.
Hoje, viúva, ela pode dizer ser uma mulher realizada, muito abençoada, porque Deus lhe confiou e a presenteou com uma linda família. Por humildade e gratidão, não esquece um só dia de agradecer por esse presente. “Família não tem preço, família é sinônimo de felicidade, é projeto de Deus, é fruto do amor”. 
Ela acredita não estar sozinha cuidando da sua vida e da sua família, fala com fé que o seu companheiro, onde estiver, está com ela cuidando de todos os seus.
 Recentemente completou seus 82 anos de vida.
                                                             O Casal Deusdolar e Angela

                                                    Deusdolar e Angela - Com todos os filhos
                                                     


domingo, 6 de abril de 2014

Luzia Michetti - 1928 - 6ª Filha de Giuseppe (José) e Mariana Michetti



Luzia Michetti, é a sexta filha do casal Giuseppe (José) e Mariana Michetti, nasceu no dia 12/12/1928 na Fazenda das Areias, Município de Tapiratiba – SP. Em sua juventude conheceu o jovem Lycidio Ferreira Gomes e em 19 de junho de 1948 casaram-se na cidade de São Jose do Rio Pardo – SP, deste casamento nasceram os filhos Jose Roberto, Arquimedes, Maria Eloisa, José Antonio, Marilza (Lora), Marilda (Tita). O primeiro filho José Roberto faleceu ainda bebê, já os filhos Arquimedes e Maria Eloisa, eram muito unidos pelo fato de serem os mais velhos andavam juntos, iam para escola juntos, e eram crianças maravilhosas, mas prematuramente em um espaço de pouco mais de 06 meses os dois anjos de Deus se foram desta terra, ela em um acidente morreu afogada e ele por tétano, momento muito difícil na vida do casal Luzia e Lycidio.
 A vida do casal até hoje é marcada por muito amor, fidelidade, cumplicidade, em 19 de junho de 1998 fez bodas de Ouro, estão prestes a completar 66 anos de vida conjugal, eles são um exemplo para todas as gerações de nossa família.
Assim com grande parte da família, Lycidio sempre este ligado a Companhia Mogiana de Trem, após morarem em São José do Rio Pardo, Casa Branca fixaram residência em Jaguariúna- SP onde vivem até hoje. Uma curiosidade Lycidio era irmão de Deusolar, que era marido de Ângela Michetti, irmã de Luzia, por esse fato encontramos vários  MICHETTI GOMES.
Na atualidade a família de Luzia conta com 07 netos: Marcelo Gomes Zambon
Miguel Ângelo Zambon, Mônica Pasti Zambon Machado, Daniele Junqueira Gomes Lespinasse, Gabriel Junqueira Gomes, Camila Cristina Gomes Franco de Lima
Murilo Gomes Franco De Lima e possui 06 bisnetos: Matheus Gomes de Lima Anastácio, Pedro Henrique Ribeiro Franco de Lima, Ana Laura Gomes Lespinasse
Guilherme Pirola Zambon, Julia Pirola Zambon, Matheus Zambon Machado, alem do Santiago filho do Gabriel que nasce entre 20 3 26 de Julho.
É uma bela e grande família e os filhos, netos, bisnetos não se cansam de demonstrar o quanto amam a matriarca Luzia Michetti Gomes.