sexta-feira, 28 de março de 2014

Origem do Sobremone Michetti

O Sobrenome Michetti, ao contrário do que muitos pensam não tem sua origem na Italia, mas sim surgiu no Século XII na Austria,
A Italia desde a Idade Média sempre foi motivo de disputas entre as grande potencias européias. De uma forma mais intensa no seculo XIII, Espanha, França e Austria, disputavam os territorias.
No século XVIII, o Tratado de Utrecht (1713), submeteu o país à dominação dos Habsburgo da Áustria. principalmente na Toscana e no reino de Nápoles. Somente em 1814, a Itália reassumiu a divisão anterior .e a dominação austríaca foi restaurada no norte e no centro da Itália.
Neste período de dominação Austríaca, os Michetti vieram da Áustria, mais especificamente para a Toscana, após a retomada dos territórios pela Itália os Michetti não deixaram a região, vivendo de forma clandestina, mas por volta de1830 os Michetti já estavam integrados a nova nação, tornando assim uma tipica familia Italiana.
A origem do sobrenome vem da Palavra Michéli = Significa aquele que é grande, forte e poderoso.
A variantes do sobrenome são = Demichelli, Deimichélli, Micélli, Micélotta, Mich, Michel, Michella, Michelacci, Michelatti, Micheletto, Michetti, Micheletti, Michelli, Michelini, Michelan,Michelin, Michelon, Michelotti, Michelutti, Michelotto. Esta são algumas variantes.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Primeiros Michetti no Brasil e seus descendentes

Em post anterior vimos que todos os Michetti no Brasil são parentes porque todos descendem de Vicenzo Michetti, ao chegarem no Brasil, a maioria da Família fixou residência no Estado de São Paulo, mas com a expansão agrícola em outros estados a família foi se espalhando pelo Sul e Sudeste do Brasil.

Innocenzo Michetti, tudo indica que era o filho mais velho de Vicenzo Michetti, ele nasceu entre os anos de1859/1860, foi casado Giuseppa Michetti, com  quem teve os filhos Antonieta, Enricco, Alberto, Giuseppe e Eugenio. Chegou no Brasil em 06 de Abril de1897 vindo pelo Navio San Gottardo e desembarcando no Porto de Santos. Ao chegar no Brasil fixou residência na Capital Paulista.

Ettore Michetti, filho de Vicenzo Michetti, nasceu em 1861 na Itália, casou-se com Adele Ciambelli Michetti, com quem teve os filhos Giuseppe, Itália, Saverio, Gersumina, Luiz e Lourenço. Foi o primeiro Michetti a chegar no Brasil, desembarcou no Porto do Rio de Janeiro pelo Navio Colombo em 25 de Dezembro de 1892, depois fixou residência em Caconde- SP e posteriormente em Guaxupé -MG

Pasquale Michetti , filho de Vicenzo Michetti, nasceu entre 1862/1863, foi casado com Caterina Cola Michetti, e tiveram os filhos Pacifico, Domenico e Antonio, chegou no Brasil em 31 de Julho de 1901, pelo Navio Aquitaine, indo trabalhar em lavouras de café em Joaquim Egydio, Distrito de Campinas - SP.

Primo Michetti - Filho de Vicenzo Michetti, nasceu no ano de 1869 na Itália, foi casado com Isola Michetti e ainda na Itália nasceu um filho chamado Torquato Michetti, chegou ao Brasil em 06 de Maio de 1895, pelo Navio América, não consegui identificar o destino de Primo e sua família ao chegar no Brasil, algumas informações levam a crer que ele foi para o Estado de Minas Gerais.

Filomena Michetti Vitalone, filha caçula de Vicenzo Michetti, nasceu no ano de 1873, casou-se na Itália com Pasquale Di Andrea Vitalone, e tiveram os filhos Ottavio, Lucia e Domenico, ela chegou no Brasil em 18 de Dezembro de 1901, vindo pelo Navio Les Andes, e foi morar na cidade de Itatiba - SP.

Giuseppe Michetti, filho de Vicenzo Michetti, nasceu em 1971, foi casado com Adele e tiveram os filhos: Guido, Assunta, Battista, Domenico, Armando, Antonio, Santo e Gemma, chegou no Brasil no dia 03 de Setembro de 1910, pelo Navio Minas, indo para Boa Esperança.


quarta-feira, 19 de março de 2014

1º ENCONTRO DA FAMILIA MICHETTI


Este encontro é para congregar todos os descendentes da Família Michetti, principalmente os descendentes de Giuseppe (José) e Mariana Michetti.
Precisamos ultrapassar o contato virtual e termos nosso contato pessoal.
Esta é uma oportunidade para todos se conhecerem e trocarem as experiências.
Vamos fazer uma grande festa.

Giuseppe (José) Michetti

Giuseppe (José) Michetti
Nome correto: Giuseppe Angiolo Antonio Michetti

Era o filho mais velho de Ettore e Adele Ciambelli Michetti, nasceu em Seravezza na Província de Lucca na Italia em 15 de Janeiro de 1886,ainda muito pequeno José enfrentou o grande Oceano Atlântico junto de seus pais, rumo a tão sonhada América, chegando aqui no Brasil no Porto do Rio de Janeiro em 25 de Dezembro de 1892.
Quando criança morou no sul de Minas Gerais e na sua juventude mudou-se para Caconde foi quando com 27 anos de idade no dia 24 de Maio de 1913, casou-se com Mariana Benedita de Jesus Sá em Caconde, e deste casamento nasceram os filhos, Maria, Francisco, Gersumina, João, Santa, Luzia e Angela.
José Michetti, foi um homem sempre calmo, sereno, trabalhador, trabalhou como agricultor e tambem na antiga Compania Ferroviaria Mogiana, faleceu com 73 anos de idade na cidade de Mococa no dia 19 de Março de 1959.
O interessante na historia de Giuseppe Michetti, que a maioria dos seus descendentes não o conheceram tão bem, com exceção de seus filhos, seus netos eram jovens, crianças e outros não haviam nem nascido quando ele faleceu, mas todos nutrem um carinho pela sua pessoa como se todos tivessem convivido com ele, isso me faz lembrar do que diz o Salmo 37: " O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a sua herança permanecerá para sempre", seus jeito simples de ser perpetuou-se entre toda família.



Ettore Michetti

Ettore Michetti

Era o 2º filho de Vicenzo Michetti, ele nasceu em 1860 na Região da Província de Lucca - Itália, por volta do ano de 1883 ele se casou com a jovem Adele Ciambelli Michetti, deste casamento nasceu na Itália os 03 primeiros filhos, Giuseppe (José), Itália e um menino que aparece com o nome de Savério, depois no Brasil nasceu os filhos Gersumina, Luiz e Lourenço.
Ettore foi o primeiro Michetti a chegar no Brasil, foi o desbravador da família em terras tupiniquim, embarcou no Porto de Gênova na Itália em Outubro de 1892 e chegou no Porto do Rio de Janeiro em 25 de Dezembro de 1892, de lá foram de trem até a antiga hospedaria do Imigrante em São Paulo, para se cadastrarem como família legal no Brasil, a principio vieram para o Sul de Minas, precisamente para a cidade de Guaxupé e durante um período morou na cidade de Caconde - SP, faleceu na década de 30 Guaxupé-MG..

Familia Michetti no Brasil


Todos os Michetti no Brasil vieram do norte da Itália, nossos antepassados até onde consegui pesquisar todos temos a mesma origem,
Vicenzo Michetti, cuja a esposa não consegui descobri o nome teve 06 filhos: Ettore, Innocenzo, Primo, Pasquale, Filomena e Giuseppe,
No Final da década de 1860 a Itália sofria serias mudanças socioeconômicas decorrentes das ultimas guerras principalmente pela unificação da Itália, com o fim destas guerras, a economia italiana se encontrava debilitada, com altas taxas de crescimento demográfico e de desemprego. Os E.U.A (maior receptor de imigrantes) passaram a criar barreiras para a entrada de estrangeiros. Tais fatores levaram, a partir da década de 1870, ao início da maciça imigração de italianos para o Brasil.
Com tudo isso todos os filhos de Vicenzo também aderem a imigração para o Brasil, na esperança de uma vida melhor. O primeiro a embarcar foi Ettore Michetti em 1892 e foi pra Guaxupé-MG, logo depois foram vindo os outros: Primo Michetti em 1895 foi para São Paulo, Innocenzo em 1897 foi para São Paulo, Pasquale Michetti em 1901 foi para Joaquim Egydio (Campinas -SP), Filomena Michetti em 1901 foi para Itatiba (ela foi casada com Pasquale Vitalone) e por ultimo Giuseppe Michetti em 1910 e foi para Boa Esperança - SP.
Apartir destas cidades a familia foi se espalhando pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Hoje Outros Michetti vieram para o Brasil após a vinda destes citados a cima, mas já eram uma irmã de Vicenzo Michetti, com o nome de Tereza, um irmãos chamado Giuseppe e alguns sobrinhos, todos foram para Região de Rio Claro/Piracicaba.